Postagens

Mostrando postagens de Junho, 2015
Os limites do antipetismo
por Marcos Coimbra — publicado 30/06/2015 03h20 -http://www.cartacapital.com.br/revista/856/os-limites-do-antipetismo-936.html Em pesquisa recente, o eleitorado "potencial" do PT somou 48%, acima dos 39% que não votariam no partido Nas pesquisas recentes, alguns resultados são relevantes e outros não. Aqueles referentes à conjuntura econômica e suas repercussões na imagem do governo fazem parte do último caso. Enquanto não se passar o tempo necessário para as medidas de ajuste produzirem efeitos, repetir a pergunta de avaliação do governo nada acrescenta.

Entre os aspectos significativos estão as percepções e sentimentos a respeito dos partidos. Pelo fato de tanto as eleições de 2016 nas principais capitais quanto a presidencial de 2018 ainda não terem nomes definidos, conhecer o pensamento da população a respeito dos partidos é uma maneira de estimar o que nos reserva o futuro.

A mais recente pesquisa nacional do Instituto Vox Populi, realizada em mai…

"We are, I said it in the interview I gave to Folha, the path of true fascism, driven by the press, by the press call, which is half a dozen owners of the media. Unfortunately, this is true, I say this with great regret, but it's true. "

Imagem
"Estamos a caminho de um verdadeiro fascismo", alerta Bandeira de Mello Jurista critica força conservadora e diz que nunca se combateu corrupção como agoraJornal do Brasil -http://www.jb.com.br/pais/noticias/2015/06/29/estamos-a-caminho-de-um-verdadeiro-fascismo-alerta-bandeira-de-mello/ Ninguém gosta de corrupção, destaca o jurista Celso Antônio Bandeira de Mello. O escândalo criado com esta prática, contudo, travestida de novidade, é preocupante. Para Bandeira de Mello, estamos a caminho do verdadeiro fascismo, impulsionado pela chamada grande imprensa. Em conversa com o JB por telefone nesta segunda-feira (29), ele lembra que a corrupção nunca foi tão combatida neste país como agora, e que foi durante o governo de Fernando Henrique Cardoso que as estatais ganharam uma "autonomia sem sentido", como um "alô aos corruptos e corruptores". Em 1997, o governo editou a Lei n° 9.478/1997, que autorizou a Petrobras a se submeter ao regime de licitação simplific…

The information, released last week, that with three million two hundred thousand employees, the US Department of Defense is the largest employer in the world, in their payroll alone, more employees that the Brazilian government, with all its 39 ministries, shows how these people have been pathetically deceived, and corroborates the fact that the thesis of state downsizing, as sung in prose and verse by certain national media, is no longer from the point of view of the strategy of nations, than a fantasy bordering on hocus-pocus.

A Operação Lava-Jato, a defesa nacional, a contra-informação e a espionagem
Mauro Santayana - http://www.jb.com.br/sociedade-aberta/noticias/2015/06/28/a-operacao-lava-jato-a-defesa-nacional-a-contra-informacao-e-a-espionagem/ Em suas críticas ao tamanho do Estado e na defesa da privatização a qualquer preço, os neoliberais tupiniquins se esforçam por defender a tese de que o poder de algumas das maiores nações do mundo “ocidental”, os EUA à frente, teria como único, principal esteio, o capitalismo, a livre iniciativa e o livre mercado, e defendem, sempre que podem, alegando a existência de “cabides de emprego”, e o grande número de ministérios, a diminuição do setor público no Brasil.

A informação, divulgada na semana passada, de que, com três milhões e duzentos mil funcionários, o Departamento de Defesa dos EUA é o maior empregador do mundo, tendo em sua folha de pagamento, sozinho, mais colaboradores que o governo brasileiro, com todos seus 39 ministérios, mostra como essa gente tem …

The audiovisual market (Brazil) - Left on its own - is unable to promote the diversity of content and pluralism expected from mass media

Imagem
http://www.cartacapital.com.br/blogs/intervozes/ministro-do-stf-regulacao-da-midia-e-necessaria-a-liberdade-de-expressao-1816.html
Ministro do STF: "Regulação da mídia é necessária à liberdade de expressão"por Intervozes — publicado 25/06/2015 22h48, última modificação 26/06/2015 13h08 Para Luiz Fux, concentração dos meios traz riscos à circulação de ideias e intervenção estatal pró-democratização é constitucional e fundamental para garantir a diversidade cultural e informativa Nelson Jr./SCO/STF Luiz Fux se posicionou a favor da regulação da mídia Por Helena Martins* O julgamento das Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs) 4679, 4747, 4756 e 4923, ajuizadas contra a Lei do Serviço de Acesso Condicionado (12.485/2011) teve nesta quinta-feira 25 um capítulo importante, não só para os atores diretamente envolvidos no mercado de TV por assinatura, mas para a defesa da regulação democrática dos meios de comunicação como um todo.

Movidas pelo DEM e por associações comerciais c…
Imagem
Afinal, quem são “os evangélicos”?http://www.cartacapital.com.br/sociedade/afinal-quem-sao-201cos-evangelicos201d-2053.html De tanto que se falou sobre os evangélicos nas últimas semanas, nos jornais e nas redes sociais, talvez caiba uma pergunta: afinal, quem são “os evangélicos”? Agência Brasil e Wikimedia Commons
Silas Malafaia e Martin Luther King: duas faces da mesma moeda? Homofóbicos, cortejados pela presidente, fundamentalistas. Massa de manobra de Silas Malafaia, conservadores, determinantes no segundo turno das eleições. De tanto que se falou sobre os evangélicos nas últimas semanas, nos jornais e nas redes sociais, talvez caiba uma pergunta: afinal, quem são “os evangélicos”?

A resposta mais honesta não poderia ser mais frustrante: os evangélicos são qualquer pessoa, todo mundo, ou, mais especificamente, ninguém. São uma abstração, uma caricatura pintada a partir do que vemos zapeando pelos canais abertos misturado ao que lemos de bizarro nos tabloides da internet com o que…

The new encyclical Francisco criticizes the human and environmental degradation and privileges to the financial sector

Imagem
Francisco, o papa verdepor Claudio Bernabucci — publicado 27/06/2015 07h31 A nova encíclica de Francisco critica a degradação humana e ambiental e os privilégios ao setor financeiro Filippo Monteforte/AFP A destruição da natureza e a miséria tem a mesma raiz, destaca texto da suposta encíclica
A encíclica ambientalista do papa Francisco era aguardada com muita expectativa por amigos e inimigos. A apresentação oficial, na quinta-feira 18, na sala do Sínodo no Vaticano, foi prejudicada pelo vazamento do conteúdo ao semanário italiano l’Espresso. No blog mantido pelo vaticanista da revista, uma versão aparentemente integral do documento foi publicada três dias antes. Com frontispício papal original, um texto de 191 páginas dividido em seis capítulos e 246 parágrafos, a encíclica intitulada Laudato si’, sobre o cuidado necessário com a casa comum, acabou divulgada para o mundo inteiro dessa maneira surpreendente e um tanto rocambolesca. Iniciativa simplesmente “incorreta”, como denunciou o…

Marx e a crise: os fantasmas, agora, são eles

Imagem
Contribuição do Barão Marcell von Erbas
Marx e a crise: os fantasmas, agora, são eles


“Marx, hoje, volta a rondar a Europa, os EUA, a Ásia, nossa América Latina. Não somos mais um mero espectro. Somos cada vez mais de carne, osso, sangue e sonhos, enquanto eles se transformam a cada dia em fantasmas.”

Mauro Luís Iasi (membro do Comitê Central do PCB)

A atual crise do capitalismo mundial, além das graves consequências que traz para os trabalhadores, acabou por propiciar um efeito direto no debate teórico e acadêmico: uma retomada das ideias de Marx. Por que isso ocorre? Que tipo de previsão foi realizada por Marx que o faz tão maldito, perseguido e tão renitente em nascer e renascer cada vez que o julgam morto em definitivo?

Passamos, nós marxistas, pelas décadas de 1980 e 1990 resistindo no universo acadêmico como se fôssemos dinossauros anacrônicos, insistindo em teses que desmoronam diante das “evidências” pós-modernas, que afirmavam o fim da validade da teoria do valor, o fim da centra…

Says an old saying that "dogs bark and the caravan passes." The dogs bark, we know what they are. But what caravan is going on? Whence the weapons and resources of the Islamic State? (...) But who funds and provides weapons to the disenchanted horde of EI finally found a reason to live and die, a role in a world where they were invisible and insignificant and are now no more?

Quem criou o Estado Islâmico?
By Conde de Liertland

Às vezes, os fatos se apresentam de forma tão violenta que obscurecem nossa razão. Que paira no ar um desencanto com o projeto hegemônico de globalização de mercados e costumes, disto não restam dúvidas. Décadas de predomínio do neoliberalismo, religião do EU e da ganância travestida de ciência (com o auxílio dos bruxos de Chicago) deixou grande parte do mundo carente de ideologia e razão para viver. Uma vida apenas baseada em consumo e status não agrada a todos, especialmente aqueles que são explorados para que uma minoria planetária se esbalde com os recursos naturais que em tese deveriam ser de todos, afinal Deus não os criou para o desfrute dos homens? A grande adesão ao Estado Islâmico, mesmo por pessoas que não eram e nem sabem bem o que é ser Islâmico, é evidência disso.

Diz um antigo ditado que "os cães ladram e a caravana passa." Os cães que ladram, sabemos quais são. Mas qual caravana está a passar? De onde vem as…

We need to increase the dialogue to address reactionary advance

Imagem
“Nos desumanizamos quando discriminamos” - http://jornalggn.com.br/noticia/%E2%80%9Cnos-desumanizamos-quando-discriminamos%E2%80%9D É preciso aumentar o diálogo para enfrentar avanço da ultradireita



Jornal GGN - A dificuldade de desconstruir valores preconceituosos na sociedade também é encontrada entre grupos oprimidos, esta é a avaliação do deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ) e da secretária de políticas de direitos humanos do Distrito Federal, Marise Nogueira, convidados do programa Brasilianas.org.

O caso do antropólogo Luiz Mott, que afirmou que o líder negro Zumbi dos Palmares era gay, é emblemático nesse sentido. Quando publicou suas conclusões, em meados dos anos 1990, o estudioso foi fortemente rechaçado por parte da comunidade negra, que partiu do princípio de que seria um demérito ter um herói gay.

Jean Wyllys diz que essa reação é compreensível tendo em vista as dificuldades que cada grupo enfrenta para ser reconhecido como detentor de direitos.

“Cada segmento o…

Jardim Botânico renova convênio para repatriamento de amostras da flora nacional

Imagem
Jardim Botânico renova convênio para repatriamento de amostras da flora nacional
-http://www.jb.com.br/ciencia-e-tecnologia/noticias/2015/06/26/jardim-botanico-renova-convenio-para-repatriamento-de-amostras-da-flora-nacional/
O Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ) firmou nessa quinta-feira (25) convênio com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Consulado Britânico e o Real Jardim Botânico de Kew, do Reino Unido, dentro do Programa Plantas do Brasil: Resgate Histórico e Herbário Virtual para o Conhecimento e a Conservação da Flora Brasileira (Reflora). Esse programa prevê o repatriamento virtual de amostras da flora brasileira que estão em instituições estrangeiras e serão incorporadas ao projeto Herbário Virtual do JBRJ.

“Nessa colaboração, em particular, dentro do Programa Reflora, com o Kew Gardens, nós celebramos hoje a sua segunda fase, ou seja, os aportes de recursos, tanto do governo britânico, por meio do Fundo Newton, gerenciado pelo Con…

Eager to achieve Lula, Brazilian media forgot to read the hilarious Habeas Corpus attacking judge

Imagem
http://jornalggn.com.br/noticia/na-ansia-de-atingir-lula-folha-esqueceu-de-ler-o-hilario-habeas-corpus-que-ataca-moro
Na ânsia de atingir Lula, Folha esqueceu de ler o hilário Habeas Corpus que ataca Moro Jornal GGN - Nesta quinta-feira (25), a Folha de S. Paulo precisou se retratar perante os leitores porque cravou, erroneamente, que o ex-presidente Lula havia entrado na Justiça com um pedido de Habeas Corpus preventivo para se antecipar a uma possível prisão decretada pelo juiz Sergio Moro, da Lava Jato. Se a equipe do jornal tivesse despendido alguns minutos de atenção ao documento, não teria dado margem à interpretação de que Lula está com medo de ser pego no esquema de corrupção da Petrobras. Ao contrário disso, descobriria que o HC, hilário de tão mal escrito, ataca, na verdade, os excessos de Moro. No ofício, o consultor Maurício Ramos Thomaz usou a expressão "Sergio Futuro do Pretérito Moro" para criticar os métodos usados pelo magistrado para determinar pr…

The neo-liberal model has shown that came. Just do not see who does not want or can not for moral or intellectual disability. But where lack Yang of communism, was elected others to distract the common people. Terrorists, corrupt (like the neo-liberalism was not a great corrupter)

Imagem
O que é direita e esquerda? Ou, pq o Conde é anti-neoliberalismo.

Efeito Orloff: "eu sou você amanhã".
Para começo de conversa, o ILB ligado ao senado federal, dispõe de cursos on-line que, dentre outros, esclarece (ou ao menos tenta) a questão do que seria esquerda ou direita nos dias de hoje. Recomendo, pois a maioria das pessoas sequer sabe o que isso significa, embora discutam ou se rotulem, sem nenhuma cerimônia.

A exploração do homem pelo homem não é invenção dos capitalistas. Desde que o homem organizou-se em aldeias sedentárias de exploração agrícola que, ao ter uma má colheita a solução era tomar de outras mais afortunadas.E mesmo nas aldeias que se transformavam em reinos, a divisão do trabalho proporcionou mais privilégios aos mais bem informados ou mais fortes que mantinham a ordem.

No Evangelho vemos uma sociedade dividida entre sacerdotes, publicanos, soldados e o povo. Jesus não discriminou ninguém, mais nitidamente caminhou ao lado dos miseráveis. Mas o povo …