Postagens

Mostrando postagens de Abril, 2014

Salário mínimo na ditadura e hoje — CartaCapital

Salário mínimo na ditadura e hoje — CartaCapital: "Salário mínimo na ditadura e hoje
Ele é um vetor de enorme importância para a sociedade brasileira. Quando é reduzido, promove degradação distributiva e desigualdade social
por João Sicsú "


O salário mínimo foi instituído por Getúlio Vargas em 1940. A cada 1º de maio é comemorado o dia do trabalhador e também o dia do salário mínimo. Há 74 anos, em discurso na cidade do Rio de Janeiro, o presidente anunciou: “...assinamos hoje um ato de incalculável alcance social e econômico: a lei que fixa o salário mínimo para todo o país”. Desde a sua criação até o golpe de 1964, três presidentes defenderam o valor real do salário mínimo: Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek e João Goulart. Neste período, Eurico Gaspar Dutra, que governou o Brasil de 1946 a 1951, foi o grande adversário do salário mínimo, deixando o seu valor ser corroído pela inflação. No governo de Gaspar Dutra, não foi concedido qualquer reajuste ao salário mínimo, que …

Natureza - Artigo da 'Science' aponta avanços e retrocessos do novo Código Florestal

Natureza - Artigo da 'Science' aponta avanços e retrocessos do novo Código Florestal

"24/04/2014 15h00 - Atualizado em 24/04/2014 15h00
Artigo da 'Science' aponta avanços e retrocessos do novo Código Florestal
Análise aponta que lei reduz área que deveria ser reflorestada.
Por outro lado, elogia medida que dá valor à floresta em pé."



'via Blog this'

The return of the virulent anti-communism; the attempt to compare communism solerte to Nazism, when were the Communists who defeated the Nazis in the battle of Stalingrad, the siege of Leningrad, until the Devil's Lair, in the battle of Berlin, Hitler and other Nazi leaders to suicide; the increase in the number of Internet users who advocate, freely, the killing of suspects, the institutionalization of torture and the breakdown of rule of law, with the end of the vote and the establishment of the dictatorship; all this shows that the demons of conservatism and ignorance continue in dark Pact, and conspire to snatch hearts fertile for the hatred and prejudice. As on the eve of the arrival of Hitler to power, which led to frenzied sadism of the extermination camps.

http://www.jb.com.br/coisas-da-politica/noticias/2014/04/29/a-perenidade-do-mal-e-a-batalha-dos-justos/
A perenidade do mal e a batalha dos justos Mauro SantayanaE O mundo comemora hoje o Dia do Holocausto judeu. Em nome de um mito — a escolha de Jesus por uma multidão, no lugar de Barrabás, às vistas de um Pilatos de mãos recém-lavadas, para percorrer as estações da Paixão, até seu definitivo encontro com o Pai, no alto do Gólgota — os judeus foram discriminados, roubados, torturados e assassinados por quase dois mil anos, até encarar, em lugares como Auschwitz-Birkenau, Maydanek, Sobibor, Bergen-Belsen, Dachau, Teresin, Babi Yar, Treblinka, o ponto culminante de seu calvário. Jesus era judeu — e seis milhões deles foram exterminados na Europa — mas poderia ser cigano, um povo que vaga pelo mundo, quase que desde a mesma época, e que perdeu, nos mesmos campos de extermínio erguidos pelos nazistas da Divisão da Caveira, quase dois milhões de homens, mulheres e crianças. Muitas delas e…
Imagem
http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2012/08/07/miro-os-crimes-de-fhc-que-o-pig-abafou/

Publicado em 07/08/2012
MIRO: OS CRIMES DE FHC
QUE O PIG (*) ABAFOUFHC já pediu para esquecer o que ele escreveu. Mas não dá para esquecer as denúncias de corrupção que mancharam o seu triste reinado.
O Conversa Afiada reproduz post de Miro Borges sobre a folha corrida de FHC (e Zezinho 30):
OS CRIMES DE FHC SERÃO PUNIDOS?Por Altamiro Borges

No grande circo armado pela mídia para o “julgamento do século” do chamado “mensalão do PT”, até o ex-presidente FHC foi ressuscitado. Ontem (6), na abertura da 32ª Convenção do Atacadista Distribuidor, no Riocentro, ele reforçou o linchamento midiático exigindo a imediata punição dos réus. Na maior caradura, ele esbravejou: “Depois que eu ouvi do procurador-geral da República, houve crime. Crime tem que ser punido… Tenho confiança de que eles [STF] julgarão com serenidade, mas também com Justiça”. 



FHC já pediu para esquecer o que ele escreveu. Mas não dá para esq…
Imagem

They have a one-party regime, "anti-democratic"? So what? China also have and not so much the USA do block against her (of course, while earning billions exploring the Chinese). Want more despotic regime than Saudi Arabia? And they are "allies" of the United States which arrogate Paladins of democracy. For the USA the concept of democracy depends on the profits that they can make exploring every corner of the world, every individual on Earth.

They say time will steal the vitality and excitement about the world, but gives us wisdom in return. God, in his wisdom intangible avoids giving wings to snakes. Although the Count have witnessed a climbing wall and climbing out the window of your bathroom. So what if time will steal the horny and euphoria, if we can see the young hitting head and wasting time trying to decipher this maze that is life. With time we stop trying to find a way out, because we know that she is a single and coming, whether we like it or not ...
The Count likes of caps and hats. Maybe because I have a head worthy of an alien and hair, as well as the women in his life are gone. Yesterday, the Earl was with a cap of Cuba, presented by a friend, the Baron Rezende. Another colleague was uncomfortable with this. Meet Cuba, said that there was a horrendous regime and that the people were penniless.
Well, certainly the Conde avoids using this CAP, for example, at airports. Fears get some white mobster (Brazilian doc…

A democracia totalflex dos EUA

Dizem que o tempo nos rouba a vitalidade e empolgação com o mundo, mas nos dá, em troca sabedoria. Deus, em sua sabedoria intangível evita dar asas às cobras! Apesar de o Conde ter testemunhado uma subindo parede e saindo pela janela de seu banheiro. E daí se o tempo nos rouba o tesão e a euforia, se podemos ver os jovens batendo cabeça e perdendo tempo tentando decifrar este labirinto que é a vida. Com o tempo a gente deixa de tentar achar a saída, pois sabemos que ela é uma só e virá, queiramos ou não...
O Conde gosta de bonés e chapéus. Talvez porque tenha uma cabeça digna de uma alien e os cabelos, assim como as mulheres de sua vida, se foram. Ontem, o Conde estava com um boné de Cuba, presenteado por um amigo, o Barão Rezende. Outro colega ficou incomodado com isso. Dizia conhecer Cuba, que lá era um regime horrendo e que o povo estava na penúria.
Bom, decerto que o Conde evita usar este boné, por exemplo, nos aeroportos. Teme apanhar de algum mafioso de branco (os médicos brasilei…

Jornais omitem o real contexto da fala de Lula sobre condenados do mensalão | GGN

Imagem
Jornais omitem o real contexto da fala de Lula sobre condenados do mensalão | GGN

"Jornais omitem o real contexto da fala de Lula sobre condenados do mensalão"

Jornal GGN – A entrevista que Luiz Inácio Lula da Silva concedeu à RTP (Rádio e Televisão de Portugal) repercutiu nos portais noticiosos e nas páginas dos jornais impressos brasileiros nesta segunda-feira (28). O Estado de S. Paulo eFolha decidiram dar destaque à avaliação do petista em relação à Ação Penal 470, mais conhecida como mensalão. Para ele, o caso, no futuro, será recontado, pois “o julgamento teve 80% de decisão política e 20%, jurídica”.“Esse massacre visava destruir o PT, mas não conseguiu”, disse, de fato. Os jornais também destacaram o trecho em que supostamente Lula teria dito que os presos do mensalão – mais especificamente os petistas José Dirceu, Delúbio Soares e José Genoíno – não são “gente de minha confiança”. A Veja, por sua vez, sugeriu em coluna que Lula insinuou não conhecer os tr…

So the West resurrects the cold war and does not represent military or economic threat, Russia endured taunts in series. But the military, oil and media want to fabricate a demon.l

Assim o Ocidente ressuscita a Guerra Fria — CartaCapital

"Assim o Ocidente ressuscita a Guerra Fria
Além de não representar ameaça militar ou econômica, Rússia suportou provocações em série. Mas militares, petroleiras e mídia querem fabricar um demônio. Por Roberto Sávio"



'via Blog this'



So the West resurrects the cold war and does not represent military or
economic threat, Russia endured taunts in series. But the military, oil and
media want to fabricate a demon.

Documento prova: STF protegeu Dantas !​ | Conversa Afiada

Documento prova: STF protegeu Dantas !​ | Conversa Afiada

"No exato momento em que o ex presidente Lula declara à imprensa internacional que o julgamento do ‘mensalão’ teve “80% de decisão política e 20% jurídica”, o blog Megacidadania apresenta documento inédito no qual se comprova que Joaquim Barbosa sabia da existência do Laudo 2828 e que ele serviu de base para o ainda sigiloso inquérito 2474.
"



'via Blog this'

Jornal do Brasil - Coisas da Política - O Brasil e os mercenários da Blackwater

As suspeitas sobre Barbosa no episódio de espionagem | GGN

As suspeitas sobre Barbosa no episódio de espionagem | GGN

"As suspeitas sobre Barbosa no episódio de espionagem"

[...]

É evidente que Barbosa sabia que o pedido de escuta referia-se a áreas sensíveis, ao Palácio do Planalto ou a outro poder, caso contrário o próprio juiz da Vara de Execuções poderia ter autorizado a quebra de sigilo. Mas seguir procedimentos habituais em um caso absolutamente unusual - a quebra do sigilo da própria Presidência da República - é um contrassenso que só se explica pela vontade de postergar ao máximo a decisão sobre Dirceu, ou então, de criar um fato político mesmo. A alegação do assessor, de que Barbosa só poderia se manifestar após parecer do PGR, em um tema que nada tem de usual, mereceu a resposta adequada de Jânio: aceitar isso seria acreditar que o presidente do STF comporta-se como um estafeta, recebendo processos e encaminhando sem ler para o PGR. [...] 'via Blog this'

Doleiro ligado a Vargas é tiro no pé do PSDB, diz autor de livro - Política - iG

Doleiro ligado a Vargas é tiro no pé do PSDB, diz autor de livro - Política - iG

Doleiro ligado a Vargas é tiro no pé do PSDB, diz autor de livro"Alberto Youssef, ligado ao deputado petista André Vargas, já teria operado para Ricardo Sérgio de Oliveira, ex-diretor do BB e ex-caixa de campanha do ex-ministro José Serra"



'via Blog this'

Comunismo cristão.

O berrante e o rebanho...
Uma breve discussão sobre políticas sociais.
Quem é (ou foi) da roça sabe para que serve um berrante: para arrebanhar e conduzir o gado. Assim faz a mídia quando ela é (como quase sempre) desprovida de boa-fé. Seus interesses resumem-se em conduzir o gado (o público) para o pasto que lhe proporcionar o maior lucro. Iludem-se os que julgam que a mídia está a prestar serviços públicos. Salvo alguns pequeninos blogueiros e editores, ainda influenciados por um ideal (seja qual for) que transcenda a mera necessidade de mais e mais poder aético, a mídia move-se por interesses da elite que, para permanecer elite, necessita afastar de si as massas populares.
Foi-se o tempo em que se alardeou  o fim da luta de classes, ou mesmo a extinção deste conceito. Desde que a humanidade desceu das árvores e começou a cultivar a terra que as diferenças sociais se demarcaram nitidamente. No topo, a elite, que procura assegurar a perpetuidade de sua posição, senão para si, para sua…

As causas da desconfiança — CartaCapital

As causas da desconfiança — CartaCapital

"As causas da desconfiança
Paulo Francini, da Fiesp, critica o exagero da mídia e problemas de gestão do governo
por Carlos Drummond"

'via Blog this'

Filho de Lula ri de história sobre fazendas e Friboi, mas quer punir boateiros - Política - iG

Filho de Lula ri de história sobre fazendas e Friboi, mas quer punir boateiros - Política - iG

"Filho de Lula ri de história sobre fazendas e Friboi, mas quer punir boateiros"

[...]

Seis internautas já foram chamados a depor. Apenas um, Daniel Graziano, ainda não compareceu à delegacia. Daniel Graziano é gerente administrativo e financeiro do Instituto Fernando Henrique Cardoso (iFHC), ligado ao ex-presidente tucano. É filho de Xico Graziano, coordenador da área de internet do pré-candidato do PSDB à presidência, Aécio Neves. Procurado no iFHC, ele não retornou. Os outros intimados - Roger Lapan, Adrito Dutra Maciel, Silvio Neves, Paulo Cesar Andrade Prado e Sueli Vicente Ortega – disseram acreditar que os comentários sobre compra de fazendas e aviões fossem verdadeiros e não teriam “pensado na hora de fazer as postagens”.[...]

'via Blog this'

PIB, conceito ultrapassado — CartaCapital

PIB, conceito ultrapassado — CartaCapital

"PIB, conceito ultrapassado
Indicador alternativo desafia ideia essencial ao capitalismo, ao sugerir que riqueza monetária não equivale a bem-estar. Novos critérios surpreendem
por Ladislau Dowbor "

A divulgação da pesquisa sobre Indicadores de Progresso Social 2014 (IPS) [leia orelatório principal, o resumo e a metodologia] vem agregar peso à transformação de como calculamos os resultados econômicos e o desenvolvimento. Sem ser economistas ou entender de contas nacionais, muitos já se perguntam há tempos como casam no Brasil os imensos avanços sociais e econômicos que vivemos, além um desemprego que é o menor da história, com taxas modestas de crescimento PIB, tão atacado como “pibinho”. É que a cifra que tanto encanta a mídia, o PIB, simplesmente não mede o que queremos medir, que é o progresso, ou em todo caso o reflete de maneira muito parcial.

[...]



'via Blog this'

Bolinha de papel, a farsa política desmascarada | GGN

Bolinha de papel, a farsa política desmascarada | GGN: "Bolinha de papel, a farsa política desmascarada"

'via Blog this'

Dinheiro a rodas — CartaCapital

Dinheiro a rodas — CartaCapital

"Dinheiro a rodas
Indicado por José Serra, o último reitor não era só autoritário. Ele também afundou as finanças da universidade
por Miguel Martins e Tory Oliveira "



'via Blog this'

Jornal do Brasil - País - Estudante é expulso de palestra de Aécio após gritar 'cocaína no helicóptero'

Jornal do Brasil - País - Estudante é expulso de palestra de Aécio após gritar 'cocaína no helicóptero': "Estudante é expulso de palestra de Aécio após gritar 'cocaína no helicóptero'
Aluno da PUC-RS queria saber sobre a droga encontrada em aeronave de Perrella"



'via Blog this'

Jornal do Brasil - País - Estudante é expulso de palestra de Aécio após gritar 'cocaína no helicóptero'

Jornal do Brasil - País - Estudante é expulso de palestra de Aécio após gritar 'cocaína no helicóptero': "Estudante é expulso de palestra de Aécio após gritar 'cocaína no helicóptero'
Aluno da PUC-RS queria saber sobre a droga encontrada em aeronave de Perrella"



'via Blog this'

The income concentration of capital in the hands of few increased markedly. Today half of the political spectrum can instinctively much more respect to capital than to work, at a time when the income of the capital focuses increasingly on a few hands, and is on its way to concentrate mainly in the hands of those who inherited their wealth.

EUA, onde o capital é rei — CartaCapital

"EUA, onde o capital é rei
Segundo Thomas Piketty, o mundo volta ao capitalismo dominado pela riqueza herdada. 

por Paul Krugman"

[...]

Ah, e não esqueçamos a longa cruzada contra o imposto sobre espólios. Em suma, o Partido Republicano cada vez mais e constantemente apoia os interesses do capital sobre os do trabalho. Mas por quê? Poderia considerar-se que o partido está reagindo a uma mudança na sociedade. Não há cada vez mais americanos proprietários de ativos, por exemplo, por meio de suas contas de aposentadoria? Não. A concentração de renda do capital nas mãos de poucos aumentou acentuadamente. Hoje a metade do espectro político dá instintivamente muito mais respeito ao capital do que ao trabalho, em um momento em que a renda do capital se concentra cada vez mais em poucas mãos, e está a caminho de se concentrar principalmente nas mãos dos que herdaram sua riqueza. Curioso, não é? [...]

'via Blog this'

...The American dream, which he called "myth", since the progress of citizens in the United States depends on studies funded by their parents, while in Europe, with models considered "more stringent", education is universal. Stiglitz argued the model of American cities with the Asian Singapore, "where the State had a key role in its development"; the English Manchester, reconverted in musical, cultural and student polo after his deindustrialization; and Medellín itself. "In many countries they want to copy the American model and I want to draw attention to it: be careful what you wish for, the u.s. reached the highest level of inequality of all developed countries," said Stiglitz, who attributed this phenomenon to political decisions and not just "economic forces".

"Para Stiglitz, Nobel de Economia, sonho americano é um mito"

O economista americano Joseph Stiglitz, ganhador do Prêmio Nobel em 2001, afirmou ontem, terça-feira, durante uma palestra no 7º Fórum Mundial de Cidades, que os Estados devem desempenhar o papel que lhes corresponde no planejamento das cidades ao considerar que o sonho americano, modelo que deixa as urbes nas mãos dos mercados, é um mito. "O Estado tem que desempenhar um papel importante. O que me preocupa é que nos últimos 20 anos perdemos esse equilíbrio entre o papel do Estado e o do mercado", disse Stiglitz durante a palestra no fórum que acontece na cidade de Medellín, na Colômbia. Para o economista, as cidades americanas de Detroit e Gary - lugar onde nasceu - são urbes "que fracassaram porque os governos não fizeram o que tinham que fazer" e as consequências da desindustrialização, de automóveis e aço respectivamente, as condenaram. "Os mercados não tratam bem a reestruturação urbanís…

The agony of the city of San Pedro de Atacama, Chile, is a consequence of the privatization of water in Chile. In 1981, at the peak of the lean State policy promoted during the dictatorship of Augusto Pinochet, was decreed the Waters code, which allows the purchase and control of river resources by private companies. Most of the stakeholders consisted of mining branch companies – which leached several cases of contamination existing illegal since the beginning of the exploitation of copper. The code brought enormous social consequences. Only in this century were initiated 47 judicial disputes between small cities in the interior (21 North and 26 South of Santiago) and mining companies, power plants, timber and pulp, is by diversion of watercourses, damming or their use for deposit of waste.

Imagem
"A agonia de San Pedro de Atacama. O pequeno povoado, um dos destinos turísticos mais procurados por turistas, sucumbe à deterioração dos já escassos recursos hídricos 

por Victor Farinelli e Paola Cornejo"

[...]

A agonia da cidade é consequências da privatização das águas no Chile. Em 1981, no auge da política de enxugamento do Estado promovido durante a ditadura de Augusto Pinochet, foi decretado o Código de Águas, que permite a compra e o controle de recursos fluviais por parte de empresas privadas. A maioria das interessadas era composta por companhias do ramo de mineração – o que branqueou diversos casos de contaminação ilegal existentes desde o início da exploração do cobre. O código trouxe enormes consequências sociais. Só neste século foram iniciadas 47 disputas judiciais entre pequenas cidades do interior (21 ao norte e 26 ao sul de Santiago) e empresas mineradoras, termoelétricas, madeireiras e de celulose, seja pelo desvio dos cursos de água, represamento ou sua uti…

Barbosa defende regulação da mídia e critica falta de pluralidade da imprensa — CartaCapital

Barbosa defende regulação da mídia e critica falta de pluralidade da imprensa — CartaCapital

"Barbosa defende regulação da mídia e critica falta de pluralidade da imprensa
O presidente do STF voltou a pedir regulamentação do setor de comunicações e afirmou que a “falta de normas só serve ao mais forte""

'via Blog this'

Cientistas estudam o lado bom da maldade - Comportamento - iG

Ucranianos evocan solidaridad cubana con niños de Chernobil › Mundo › Granma - Órgano oficial del PCC

Ucranianos evocan solidaridad cubana con niños de Chernobil › Mundo › Granma - Órgano oficial del PCC: "Ucranianos evocan solidaridad cubana con niños de Chernobil
La Asociación de Mujeres Por la Reserva Genética de Ucrania, entregó ayer en la embajada de Cuba aquí una carta de agradecimiento por la atención a más de 20 mil niños de zonas afectadas por el accidente de Chernobil"



'via Blog this'

Jornal do Brasil - Marcus Ianoni - O desenvolvimento das capacidades estatais de Lula a Dilma

Jornal do Brasil - Marcus Ianoni - O desenvolvimento das capacidades estatais de Lula a Dilma

"O desenvolvimento das capacidades estatais de Lula a Dilma
Marcus Ianoni"



'via Blog this'

Daqui a 50 anos... — CartaCapital

Daqui a 50 anos... — CartaCapital

"Daqui a 50 anos...
A tevê no Brasil se diz democrática. Grande parte dos telejornais mente, democraticamente. Mente, e manipula, e distorce, ao sabor de seus interesses políticos 

por Nirlando Beirão"



'via Blog this'

Luis Nassif Online | GGN

Luis Nassif Online | GGN

"O elogio de Pepe Mujica ao Lula que não foi ao ar no Canal Livre
qua, 02/04/2014 - 16:57

Blog do Implacavel
No programa de TV Canal Livre, na Rede Bandeirantes, Pepe Mujica falou sobre o ex-presidente Lula e sobre o Brasil. Mas esse trecho foi retirado na edição!"



'via Blog this'

Uncle Sam gives the cards: the central United States participation in civil-military coordination against the Government

Tio Sam dá as cartas — CartaCapital

"Tio Sam dá as cartas
A participação central dos Estados Unidos na articulação civil-militar contra o governo 

por Luiz Alberto Moniz Bandeira "

[...]

A partir de 1961, talvez antes até, a atenção de Washington voltou-se sobretudo para o Nordeste do Brasil, graças à emergência das Ligas Camponesas e à influência da Revolução Cubana, e a perspectiva de uma intervenção militar entrou na agenda do Pentágono. O consulado no Recife, elevado a consulado-geral, tornou-se virtualmente uma estação da CIA, assim como todos os outros consulados nas diversas cidades do País. Houve forte aumento do contingente de servidores e quase todos eram agentes disfarçados sob o manto da administração dos programas da Usaid. Em Pernambuco foi criada a Cooperative League of the United States of America (Clusa), pela qual a CIA, sob a cobertura de determinadas fundações, canalizava os recursos para as atividades de inteligência. Como funcionários da Usaid, inúmeros …

O balanço econômico e político do período militar | GGN

O balanço econômico e político do período militar | GGN

"O balanço econômico e político do período militar"



'via Blog this'